Trajes Académicos
Trajes Académicos
Traje académico
O Traje Académico tem um simbolismo, representando o estudante e as universidades, tem as suas características especificas e cada universidade tem as suas tradições relativamente ao modelo e à forma como se veste o traje.
Para os estudantes, vestir o traje é mais do que seguir um código de vestuário. É honrar o passado histórico da luta estudantil e da comunidade académica. Usar o traje, significa o compromisso e o respeito pelas tradições académicas que são passadas pelos que já frequentam a universidade aos que iniciam o seu percurso. Este é um rito de passagem , onde o espirito de integração, amizade e camaradagem prevalece.
Viver e abraçar o espirito académico, fortalece o sentimento de identidade e pertença a uma comunidade. Esta convivência desenvolve e reforça os laços de amizade entre os estudantes .
O Traje Académico Masculino é composto por batina, calça, camisa, colete, gravata, capa e sapatos. O Traje Académico Feminino é composto por casaco, saia, camisa, gravata, capa e sapatos.
Há estudantes que usam a capa negra, e há estudantes que conforme a tradição da sua universidade colocam emblemas que representam a sua vida académica.
A história do traje académico em Portugal é rica e está registada por muitos autores em textos da época. É interessante aprender o que o traje representa na nossa cultura e na nossa história para que o possamos apreciar com orgulho .
Se és estudante e se já usas ou vais usar o traje, esperamos que ele te traga boas vivências e de futuro as melhores recordações da vida académica!
Consulta também os nossos emblemas académicos